quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Constelações - Órion

 
   Orionis (Ori)


Tirei essa fotografia em São Paulo, capital, e mesmo sob condições de
alta poluição luminosa e atmosférica as belas estrelas da
constelação de Órion (esquerda) ainda são perfeitamente visíveis,
juntamente com as da constelação de Cão Maior (direita).

      Quem nunca olhou para o céu somente para procurar pelas "Três Marias" ou as "Três irmãs"? Na verdade esse famoso asterismo é apenas um pedacinho de uma constelação que deve ser a mais admirada de todos os tempos por vários povos que já passaram e passam pela Terra.
     O desenho clássico da constelação tem origem na antiga mitologia grega e mostra um gigante caçador chamado Órion ou Orionte, filho de Poseidon  o deus dos mares com uma mortal, segurando uma clava em uma das mãos e uma pele de animal na outra. Há duas versões mais comuns para o mito de Órion, na primeira delas o gigante aparece casado com Ártemis, deusa da caça, e seu irmão Apolo com muito ciumes envia um escorpião gigante para matar o galante herói, mas o escorpião não consegue alcançar Órion, até que em uma noite escura, quando Órion caminhava pelo mar somente com a cabeça para fora das águas, Apolo desafia sua irmã a acertar aquele alvo, e ela com sua mira implacável e sem saber que se trata de seu amor, atira e o fere mortalmente. No segundo mito Órion também aparece como um gigante caçador, mas desta vez ele tenta estuprar Ártemis, então ela mesma envia um escorpião gigante à caça de Órion, e este o fere e o mata.
     Em ambas as histórias o grande Órion é transformado por Zeus, o deus dos deuses, em uma constelação, juntamente com seu cão de caça Sírius, que se torna a bela constelação do cão maior; o escorpião gigante também é levado aos céus em forma de constelação, mas devido a rivalidade com Órion eles nunca se encontram, quando um nasce no leste o outro está se pondo a oeste e vice-versa.
     Independente da mitologia, o asterismo de Órion sempre foi visto de uma forma especial, principalmente relacionado a agricultura, festas e chegada de estações, no período do ano em que a constelação começa a aparecer após o sol se por.
     A constelação de Órion localiza-se no equador celeste, o que significa que geograficamente falando, é uma constelação que pode ser vista em ambos os hemisférios e em quase qualquer ponto do planeta, estando visível de Novembro a  meados de Março após o entardecer, e de Agosto a Outubro durante a madrugada.
   Outra curiosidade sobre essa constelação é que as 7 estrelas que formam o asterismo principal são de magnitude inferior a 3, tornando a constelação visível até em lugares com grande poluição luminosa e atmosférica.


Estrelas Principais
α Ori, Betelgeuse, magnitude: 0.45
classe espectral: M2
β Ori, Rigel: magnitude: 0.15
classe espectral: B8
γ Ori, Bellatrix, magnitude: 1.6
classe espectral: B2
δ Ori, Mintaka, magnitude: 2.4
classe espectral: O
ε Ori, Alnilam, magnitude: 1.65
classe espectral: B
ζ Ori. Alnitak, magnitude: 1.85
classe espectral: O
κ Ori, Saiph, magnitude: 2.05
classe espectral: B
λ Ori, Meissa, magnitude: 3.5
classe espectral: O


Objetos de interesse

Grande Nebulosa de Órion
     É uma nebulosa de emissão visivelmente grande, como o nome já diz, e pode ser vista até a olho nu, sob boas condições atmosféricas, mas é difícil falar exclusivamente dessa nebulosa, porquê quando a observamos vemos um conjunto de nebulosas e aglomerados estelares juntos, então vou descrever um pouco de cada um:

NGC 1980
Tipo: Nebulosa difusa
Magnitude:
     Aglomerado aberto com nebulosidade, ao sul da grande nebulosa, pode ser vista a olho nu, quando vista ao telescópio apresenta um grupo de 15 estrelas com magnitudes entre 5 e 9, próximo a gigante azul ι Orionis, com magnitude 2.7.

NGC 1976 - M42
Tipo: Nebulosa difusa
Magnitude: 4
Dimensão: 90'x60'
     Muito grande e brilhante quando vista por qualquer instrumento ótico, visível até mesmo sob condições de alta poluição. Aparenta a forma de um pássaro com as asas abertas e no centro da nebulosa encontra-se a estrela múltipla θ Orionis.

NGC 1982 - M43
Tipo: Nebulosa difusa
Magnitude: 8
     É uma parte da nebulosa M42, separada por uma faixa de poeira escura.

NGC 1973, 1975 e 1977
Tipo: Nebulosa de emissão
Magnitude: Em torno de 7
    Outra nebulosa grande e brilhante, dividida por faixas de poeira. Quando observada com telescópios de grande abertura podem ser vistos vários veios de gás emergindo do centro, formando belos desenhos, assim como na nebulosa M42.

NGC 1981
Tipo: Aglomerado Aberto
Magnitude: 4.2
   Aglomerado com 9 estrelas de magnitude entre 6 e 8, entre outra menos brilhantes. Visível a olho nu.

NGC 2174 e NGC 2175
     Trata-se de um conjunto formado por um aglomerado aberto (NGC 2175) envolto em uma grande nebulosa (NGC 2174). Esta nebulosa é bastante conhecida por apresentar-se muito brilhante e colorida em imagens de longa exposição e também por uma famosa imagem feita pelo telescópio espacial Hubble, onde um pequeno pedaço da nebulosa conhecido como a montanha foi fotografado em alta resolução, apresentando uma belíssima imagem.

     Essa nebulosa pode ser vista com telescópios pequenos, mas é importante estar em lugares longe de poluição luminosa para que se possam ser percebidos melhores detalhes.



NGC 1788
Tipo: Nebulosa de Reflexão
Magnitude: Não especificada
Dimensão: 5'x3'
     Uma pequena nebulosa nos limites da constelação, melhor vista com telescópios a partir de 150mm de abertura.




NGC 2068 - M78
Tipo: Nebulosa de reflexão
Magnitude: 8
Dimensão: 8'x6'
    Nebulosa fácil de ser localizada e bastante brilhante, apresenta um bonito padão de cores e forma em fotografias de longa exposição. Outras duas nebulosas estão associadas a ela, são: NGC 2064 e NGC 2067, que fazem parte da mesma nebulosa, e ha também a brilhante NGC 2071, um pouco mais afastada desse grupo.
     As nebulosas NGC 2068 e 2071 são bem visíveis com aberturas a partir de 100mm.


NGC 1999
Tipo: Nebulosa de emissão/reflexão
Magnitude: Não especificada
Dimensão: 2'x2'
    Pequena e com aspecto circular, envolve uma estrela de magnitude10.



NGC 2022
Tipo: Nebulosa planetária
Magnitude: 11.6
Dimensão: 28"x27"
     A imagem ao lado é um desenho feito a partir da observação dessa nebulosa com um telescópio newtoniano de 200mm, com 166x de aumento.




NGC 2024 - Nebulosa da chama
Tipo: Nebulosa difusa/reflexão
Magnitude: 8.5
Dimensão: 30'x30'
     Fica ao lado da estrela Alnitak, de magnitude 1.85, o que dificulta a observação dessa grande nebulosa. Com aberturas de 150mm ou mais é possivel ver faixas escuras em sua forma.



IC 434 - Nebulosa da Cabeça-de -cavalo
Tipo: Nebulosa escura + nebulosa de reflexão
Magnitude:
Dimensão:
     Uma nebulosa muito conhecida pela sua peculiar forma, que na verdade é uma sobreposição de uma grande nuvem de poeira escura sobre uma brilhante nebulosa de reflexão. Encontra-se no meio do famoso cito de Órion, próxima da estrela Alnitak e da nebulosa NGC 2024, mas infelizmente só é visível com telescópios gigantes e fotografias de longa exposição.


NGC 1662
Tipo: Aglomerado Aberto
Magnitude: 6.4
     Aglomerado bastante esparso, com 9 estrelas de magnitude entre 8.5 e 10.






NGC 2169
Tipo: Aglomerado Aberto
Magnitude: 5.9
     Pequeno aglomerado com estrelas de magnitude 7 a 11. Apresenta a forma imaginária do numero "37".






Se você está com dúvidas sobre os objetos e termos aqui citados, visite a página Familiarizando ou deixe sua pergunta nos comentários!

2 comentários: